História

HISTÓRIA DA ASSOCIAÇÃO MOTOCICLÍSTICA GAUDÉRIOS DO ASFALTO

Fundada, de direito, em 21 de março de 1998, a AMGA nasceu de fato, em 1994, quando alguns motociclistas (Adauto, Gilnando, Cielo e Steglich) de Santa Maria iniciaram suas aventuras de moto pelo Brasil. Já em 1997, com o grupo acrescido de novos integrantes e com a denominação consolidada como "Gaudérios do Asfalto", organizaram, em Santa Maria, o 1º MERCOCYCLE - Encontro de Motociclistas do Mercosul, que teve uma ótima aceitação, tanto da comunidade santa-mariense como daqueles que por aqui passaram com suas possantes motos.

A necessidade de preservação das marcas - do grupo e do evento – levou-os a registrar as marcas "Gaudérios do Asfalto" e "Mercocycle" junto a entidades oficiais de registro de marca no Brasil, bem como a Associação em sí como entidade civil.

A partir do 2º MERCOCYCLE realizado em 1998, a Associação passou a ser demandada pela sociedade através do Poder Público Municipal, Tribunal de Justiça e entidades assistenciais, para trabalhos comunitários e educativos, já que desenvolveu excelente conceito, passando a ser referência positiva, principalmente, entre os jovens da região. Desde então foram, várias participações em campanhas, tais como Caravana do Brinquedo com a RBS, Campanha do agasalho com as Prefeitura Municipais de Santa Maria, São Sepé, São Pedro do Sul e Restinga Seca, campanha para dotar o Corpo de Bombeiros, da região, de equipamentos de salvamento com o LIONS; Campanha de construção do Centro de Apoio à Criança com câncer de Santa Maria, Ronda da Cidadania com o Tribunal de Justiça do RS, entre outras.

Foi então que a Associação passou a atuar também junto ao Conselho Municipal de Trânsito e se integrou à defesa civil do Município de Santa Maria. Programas específicos de combate às drogas e conscientização no trânsito foram desenvolvidos e campanhas foram colocadas em prática, principalmente, em relação à dependência química e cursos de direção defensiva para motociclistas.

Em 2004, na gestão do Sr Cleber Winckler da Silva, a Associação teve atendido o pleito, iniciado na gestão do Jeferson Marchiori (registre-se o empenho do Gaudério Jorge Carrer), de conseguir um terreno no Bairro Duque de Caxias, onde foi construída sua sede social, através de lei aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Prefeito Municipal, Sr Valdeci Oliveira. Em 2005, novamente na gestão Jeferson Marchiori, foi inaugurada a nova sede, com um pavilhão de 130 m2, onde ocorrem semanalmente os encontros dos motocilistas dos Gaudérios, familiares e seus convidados. Melhorias continuaram a acontecer na gestão do Sr João Apel, aumentando o pavilhão e dotando a Associação de portas basculanyes, balcões, cozinha, etc.

Os encontros, consolidados como MERCOCYCLE, continuaram a ocorrer, anualmente, com o apoio necessário da Prefeitura Municipal de Santa Maria, sempre acompanhados de muito sucesso e grande aceitação da comunidade regional, tanto de motociclistas como de visitantes que apreciam o motociclismo, chegando a 12.000 pessoas, em dias do evento, disponibilizando toneladas de alimentos que são distribuídos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania às pessoas necessitadas da comunidade.

Hoje, seguramente, os Gaudérios do Asfalto se destacam como uma das entidades de grande responsabilidade social com projetos e participações simples, mas de grande contribuição e alcance. Os Gaudérios têm sido agraciados com inúmeras homenagens e certificações, que marcaram a atuação e trajetória do grupo, em especial o troféu "CONSTRUIR" promovido pela RBS TV em 2002 às seis entidades mais atuantes da região central e "TROFÉU DESPORTIVO SANTA MARIA de 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007", como destaque "Entidade Social", promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e QuilliSport, além de receber inúmeras homenagens da Câmara de Vereadores.

Em maio de 2008, através de projeto de Lei apresentado pelo Vereador Loreni Maciel, a Associação Motociclística Gaudérios do Asfalto foi declarada de Utilidade Pública, através da lei 5113/08, sancionada pelo Senhor Valdeci Oliveira – Prefeito Municipal de Santa Maria, na época.

História elaborada por Cleber Winckler da Silva.