Estados Unidos e Canadá (21 de Junho à 04 de Julho de 2013)

Em novembro/2010 conheci o projeto CANADA 2013 da Harleytours – Curitiba – PR. Na realidade Harley Egers (gaúcho de Marcelino Ramos radicado em Curitiba) é o nome do proprietário da agência de viagens. Em março/2013 iniciamos as tratativas para nossa viagem – reserva de motos – passagens aéreas e parte terrestre. A organização da Harleytours é perfeita, pensam em todos os detalhes. Fomos felizes em nosso passeio, só tivemos sol e calor, nenhum acidente ou problema mecânico. Nos hotéis tudo estava pronto quando chegamos.

O Harley é um excelente guia (não foi de moto, foi de van com seu fotógrafo Beto) tirando foto de tudo e de todos e para fechar um caminhão (nossas malas) dirigido pelo Rafael que fazia nossa proteção de retaguarda. Nos EEUU a velocidade é medida em milhas e no Canadá em quilômetros.

Dia 21/06 embarcamos em São Paulo com destino Chicago e depois a Seattle (Estado de Washington/EEUU) onde chegamos dia 22 e fomos para o Hotel  Double Tree Hilton Airport e, depois, até a Harley Davidson apanhar nossas motos (já reservadas no Brasil). Nosso grupo foi formado por  quinze (15) motos – 14 casais e 01 solteiro. Seattle é a sede da Boeing (aviões), da Starbucks (cafeterias) e a terra natal de Jimi Hendrix.

Dia 23/06 saímos em direção a Spokane  (440km), ainda nos EEUU. O trecho entre Seattle e Spokane nos brinda com lindas paisagens de florestas (pinus), montanhas, rios margeando as rodovias e, inclusive, desertos. Em Spokane nos hospedamos no magnífico Hotel  Double Tree Hilton.

Dia 24/06 saímos em direção a Cranbrook (320km), entrando no Canadá. O trecho é muito lindo, viajamos no meio de florestas de “pinus canadenses” com rios e muitos lagos e algumas montanhas com gelo em seus cumes. Nos hospedamos num hotel lindíssimo – Santa Eugenia Golf Resort – que foi uma escola de catequização indígena e hoje é um hotel SPA com vários campos de golf. A arborização, os jardins e os campos de golfe merecem um destaque especial.

Dia 25/06 fomos para Banff (330km).  O trecho é mais lindo que o anterior, viajamos, novamente, no meio de florestas de “pinus canadenses” com rios e muitos lagos e muitas montanhas com gelo em seus cumes. A travessia do Parque Nacional de Banff é algo esplendoroso – rodovia no meio de rochas. Nos hospedamos no Hotel Rimrock – ao lado de montanhas geladas e do teleférico. Em Banff os destaques são os passeios de teleférico (2.500mts) que nos propicia uma vista maravilhosa, a cidade com seu comércio e turistas (muitos chineses), as piscinas de águas termais, e, ainda o castelo da família real britânica (hoje um hotel e shopping). Em Banff vimos, num “pub” a vitória do Brasil sobre a Espanha – ninguém (turistas) entendia nossa gritaria e pulos de alegria. A rodovia que dá acesso a Banff é a Trans Canada Railway – só andando nela para saber como ela é – estupenda. O Banff National Park (onde rodamos), em 1985, foi declarado pelas Nações Unidas como “patrimônio mundial” tanto é sua beleza, flora e fauna.

Dia 27/06 - continuamos subindo em direção a Jasper (300km), talvez o trecho mais lindo de nossa viagem – seguimos pela famosa Icefield  Parkaway (patrimonio da Unesco) uma das mais lindas do mundo – muitos lagos a beira de estrada (formado pelo degelo) com as montanhas que os cercam ainda geladas e ainda a fabulosa Geleira Athabasca (a visita é algo inesquecível). Nos hospedamos no Hotel Whistlers Inn (Rede Plaza).

Dia 28/06 – iniciamos nossa volta seguindo para Kamloops (450km) – longo trecho de belezas naturais (florestas, lagos e montanhas geladas), muitas subidas e, depois, descidas e curvas (um trecho tem seguramente 100km só de curvas dentro de uma floresta de pinus canadenses – maravilhosa). Nos hospedamos no Hampton In by Hilton.

Dia 29/06 – nosso destino hoje é Vancouver (430km) – mais um trecho de estradas com muitas curvas dentro de florestas e montanhas. No trajeto uma cidade merece destaque – Whistler -  pois a mesma só tem calçadões com muitas lojas e restaurantes – tem um teleférico ( que leva bicicletas e os ciclistas descem a montanha (2000mts) por trilhas de terra pedalando – é muito bonito de se ver. Os veículos vão até próximo aos calçadões onde ficam estacionados em grandes parques. A cidade é muito bela, muitos jardins e praças. Aqui foram realizados os Jogos Olímpicos de Inverno em 2010.  Em Vancouver nos hospedamos no Century Plaza Hotel & Spa. Dia 30/06 visitamos o Stanley Park, típico parque americano, canadense e europeu,  algo fora dos padrões brasileiros – jardins, trânsito de veículos (20km/h), pista de ciclismo, pista de cooper, gramados e o mais interessante – nenhum papel de bala, copo plástico, garrafa de água ou baga de cigarro no chão. Depois visitamos, também, o Capillano Bridge, parque onde tem a Ponte Suspensa (muito interessante atravessá-la). Nesse parque os caminhos são, na maioria, suspensos entre árvores.  Visitamos também a loja da Harley Davidson onde tem um museu com máquinas interessantes (época da guerra). Jantamos  no Harbour Centre – restaurante giratório da Torre (29º andar) onde o piso vai girando e pode-se ver a vista de Vancouver de vários ângulos.

Dia 01/07 – hoje nosso destino é Victória (115km) , para isso viajamos 45km e tomamos um “ferry-boat” (uma viagem, no mar, de 2:00hs pela Baia de Bancouver). Antes de seguir até nosso hotel  nossos olhos se extasiaram com a beleza do Butchard Gardens – um espetáculo de flores que jamais será esquecido – é impossível descrever a beleza desse local. Nosso hotel será o Victoria Fairmont Express construído entre 1904 e 1908 (paredes de 1,10 mts. de largura), nele já se hospedou a Rainha Victória (nesse local ela gostava de passar o verão e por isso o nome da cidade) e demais membros da família real inglesa (não esqueçamos que o Canadá era colônia britânica com invasão francesa). Chegamos em Victória no Canadá Day (Dia do Canadá – Independência) – uma enorme festa com muita borracheira de jovens (só vendo o que se viu). Dia 02/07 tomamos um hidroavião e fizemos um vôo panorâmico (45min) sobre as várias ilhas que compõe a Baia Victória – belo passeio.

Dia 03/07 - tomamos um “ferry-boat” (uma viagem, no mar, de 1:40hs pela Baia de Victória) e seguimos para Seattle (260km) num toque só, entregamos as motos na Harley Davidson, últimas compras e direto para o Hotel  Double Tree Hilton Airport.  Depois uma visita ao shopping (lado do hotel). Dia 04/07 (Independência Americana) uma visita ao outlet (shopping horizontal com umas 300 lojas) para visita e compra, depois shopping (lado do hotel) e jantar de encerramento.

Dia 04/07 – saímos cedo – 6:00hs. Nosso vôo para Chicago era as 9:00hs – chegamos em Seattle às 14:00hs e só tomamos o vôo para São Paulo às 21:00hs onde chegamos dia 05/07 às 11:00hs da manhã, em Porto Alegre às 16:00hs e em Santa Maria às 20:00hs – quase cansamos mais que os 2.800km que fizemos entre os EEUU e Canadá.

Um comentário especial é quanto as estradas americanas e canadenses – são perfeitas, mesmo em locais de montanhas, florestas e desertos, todos obedecem a velocidade permitida, todos respeitam seus parceiros de estradas (jamais fomos fechados, cortados, apertados ou ultrapassados pela direita, mesmo em cidades onde haviam seis pistas para o trânsito – sinaliza e olha o retrovisor – quem você ultrapassa te dá o lugar na frente dele). Nas cidades um mínimo de motos, nenhuma pequena. Nesses países não é permitido o zigue-zague entre carros, obedecemos o tráfego e ultrapassar, sempre pela esquerda, só se tiver uma pista livre para isso.

Um segundo comentário é quanto ao anoitecer no Canadá – o mesmo ocorre às 23:00hs – e também o amanhecer – o mesmo corre às 04:30hs – ou seja, só temos 05:30hs de noite. Por isso os hotéis tem black-out nas janelas.

Finalmente, tivemos sorte. Nosso grupo era de motociclistas experientes na estrada (andar em grupo), casais que se deram muito bem, tanto que já combinamos para outubro/2014 fazermos o passeio dos Alpes com a Harleytours (Suíça, Austria,  Alemanha, Itália e França). Serão outros 20 dias de muitas histórias, brincadeiras e gargalhadas enrolando a cordinha. Quem interessar viajar com organização para EEUU, Canadá e Europa visite o site da Harleytours, programe-se, tudo é possível se ELE desejar.