Expedição Atacama (20/01/2018 a 09/02/2018) por Cleber Winckler e Vânia Almeida

Relato: 13 dias na Garupa de uma motocicleta.

Nossa viagem à San Pedro do Atacama no Chile iniciou quando tivemos a idéia de comemorar nosso “niver de casamento” e nossas férias num lugar inesquecível que ainda não conhecíamos. Aliando nossa paixão pelo motociclismo, começamos a delinear nossa viagem e recorrer aos amigos que já haviam estado neste lugar. Cleber então procurou se informar com os amigos Gaudérios, Renato Lopes, Rogério Damo e Jeferson Marchiori, sobre melhores roteiros para concretizar nossa viagem.

Com o roteiro em mãos, iniciamos os preparativos para a tão sonhada viagem. Seguindo os conselhos dos amigos, dividimos a viagem em etapas para irmos nos adaptando à altitude e conhecermos os lugares e suas culturas. O Roteiro então foi o seguinte: 1º dia- 29/1/2018 saída de Santa Maria com destino à Corrientes-Argentina, com parada para descanso já que são 699km de estrada; 2º dia Termas do Rio Hondo-Argentina, mais 700 km-segunda parada; 3º dia Cafayatte, andamos cerca de 400km neste dia, já com 1.683m de altitude; 4ª parada -San Salvador de Jujuy-Argentina-1.259m altitude, 5ª parada - San Pedro do Atacama-Chile, 2.408m de altitude, após termos percorrido a Cordilheira dos Andes a 4170 m de altitude.

Assim com roteiro definido iniciamos a viagem no dia 29/1/18 partindo às 6 hs da manhã, com direito a foto de registro dos filhos Alessandra e Vinícius. No caminho passagem por São Borja na fronteira às 9h30min, onde cruzamos para os trâmites na aduana, e os relógios fizeram os ajustes automáticos no horário, visto que na Argentina não há horário de verão.

A viagem correu tranqüila, muito sol, temperatura de muito calor, parada em Ituzaingó para almoço e nos refrescarmos com muita água para seguirmos viagem. As 15h30min chegada em Corrientes, nossa primeira parada para pouso.Ficamos hospedados bem no centro, no Hotel Plaza Corrientes, a cidade muito bonita e agradável, a noite saímos jantar, pegamos táxi e fomos até a Av.Costaneira, margens do rio Paraná, onde degustamos um Surubi grelhado acompanhado de “ensalada de lechuga e tomates” e uma cerveja gelada. Após caminhamos pela av, Costaneira para “mirar el Paraná”.

No dia seguinte, 30/1/2018 ás 7hs já estávamos no café do hotel para fazermos nosso desayuno com as famosas “Media Lunas” especialidade argentina, muy deliciosas, fazer o check out e sairmos em direção a Resistência pela Ruta 16, rumo a termas do Rio Hondo, passando pela linda ponte que liga as 2 cidades.

A viagem foi tranqüila com 2 paradas básicas para hidratar e comer media lunas numa conveniência, e almoço com “costeletas e ensalada”, e logo após, calor de 39º na estrada que era aliviado pelo vento na motocicleta, as paisagens de planícies com retas infindáveis, nos fizeram apreciar as fazendas, estâncias, plantações de girassol e algodão, a apreciar as cabras soltas no acostamento das estradas, casinhas e povoados...motos nas estradas secundárias...muitas mulheres nas motos, sem capacetes ou qualquer proteção, carregando filhos, vários na mesma moto, uma peculiaridade típica da Argentina.

Após pegamos chuva no caminho, parada para colocar capas de chuva, alívio no calorão, chegamos às 16h30min em Termas Do Rio Hondo. Paramos no 1º posto para tirarmos a roupa de chuva e chegarmos mais apresentáveis no hotel, detalhe, quando vimos andamos 2 quadras e já era nosso hotel.

Check in feito no Hotel Alto Verde, muito bonito por sinal, banho refrescante, e fomos explorar as piscinas de águas minerais do hotel, que nos deram sensação de relax incrível, após lanche e cama pois neste dia não tínhamos mais fôlego para nada.

Dia 31/1/18 aproveitamos o hotel, após café da manhã saímos para conhecer a cidade, bastante agradável, com muitos hotéis, almoçamos num restaurante perto do hotel, e no retorno vimos um ônibus turístico que estava anunciando city tour pela cidade, num ímpeto entramos no ônibus, e foi uma ótima idéia, pois fomos conhecer o Autódromo de Fórmula 1, Aeroporto, barragem Rio Hondo e toda história da cidade contada pelo motorista que também era guia turístico.Após retornamos e aproveitamos as piscinas termais, relax, para dia 1º/2 partirmos rumo à Cafayatte.

Dia 1/2/18 saímos por volta das 9hs rumo à Taffi Del Valle e Cafayatte, onde conhecemos a famosa RUTA 40, rota esta de tirar o fôlego. Paisagens indescritíveis por montanhas, curvas, vales até chegar a Taffi Del vale, onde avistamos lindo lago no meio das montanhas. Paramos num posto para abastecer e nos alimentarmos, pois já era meio-dia. Continuando a viagem por parte ruta 40 e parte ruta 68, novas paisagens, vinícolas entre montanhas e vales “Ruta do Vinho” de Cafayate, rodeada por bodegas de vinho, o que fez a viagem ser mais demorada para apreciarmos a natureza e a carona (esta que vos escreve) aproveitou para tirar muitas fotos e filmar com a moto em movimento. Chegamos ao hotel Boutique Portal Del Santo, por volta das 16h30min e fomos recebidos pelo Cristian, dono do hotel e também motociclista. Nos recebeu muito bem e logo foi nos mostrar sua Harley Davison, muito linda por sinal. O Hotel muito aprazível em meio a natureza, bem central, recomendamos. Após descanso saímos pela cidade, centrinho, compras de artesanato, jantar, onde provamos as empanadas de queijo de cabra, uma delícia.

Dia 2/2//18, levantamos cedinho, 8h para o desayuno e partimos rumo à San Salvador de Jujuy passando por Salta. Viagem tranqüila através da rota de Salta pela “Quebrada de las Conchas”, o dono do Hotel havia nos alertado que demoraríamos nessa rota, pois teríamos muito que admirar nas paisagens. As montanhas de arenito esculpidas pela água e vento formaram esculturas, entre elas destacamos “El Anfiteatro” onde paramos para apreciar e sentir a energia indescritível do local e tirar fotos. Foi um momento único, haviam nativos vendendo artesanato, musica tocada por instrumentos da cultura nativa, e também com violão, o que deu uma atmosfera impressionante ao local, o Cleber se emocionou, pois sentimos a presença de Deus naquela obra maravilhosa da natureza.Filmamos e fotografamos esse momento único da viagem.

Ao chegar em Jujuy , nos dirigimos ao Hotel Augustos, bem central, para descanso e após passeio ao centro histórico, igreja, praça, e jantar num shopping ali perto pois as energias haviam acabado.

Dia 3/2/18, desayuno às 7 hs e partida rumo ao tão esperado San Pedro do Atacama. No café encontramos um Motociclista paulista, Mauro Branco, indo para o Atacama também, breve papo e partimos. Pegamos a Ruta 9, e ao partir não tínhamos idéia das paisagens que iríamos ver no caminho,realmente indescritível essa viagem. A Cordilheira dos Andes ao nosso lado, curvas e subida até chegar a 4.170m de altitude, paradinha para foto com muita calma para não cair da moto, pois altitude era estonteante. Após, continuamos na Ruta até vislumbrar o “Circuito Ojos de Salar”, com parada para foto. Seguindo viagem, chegamos por volta das 13hs em Paso Jama, fronteira com o Chile para os trâmites, onde fomos atendidos rapidamente e seguimos viagem. Algumas nuvens começaram a ficar escuras, se formando um leve chuvisco, paramos para colocar roupas de chuva, e em seguida iniciou-se chuva e frio, mas com sorte logo se dissipou e foi ficando para trás, e chegamos sãos e salvos à San Pedro do Atacama às 16 hs, nos dirigindo direto ao Hotel Corvatsch, dica do Renato Lopes. Ao chegar tivemos a grata surpresa de saber que o hotel pertence a um motociclista chamado Alberto e sua esposa Idiliana que é brasileira, paranaense da cidade de Sizal. Após breves apresentações e check in nos acomodamos para descanso. A noite jantar no centrinho da cidade e cama, pois o cansaço era grande.

No Domingo, dia 4/2/18 acordamos cedinho às 7 h para iniciarmos os passeios, que previamente havíamos agendado na empresa turística do Hotel Corvastch. O Passeio era às Lagunas Altiplânicas de van com guia. Fomos recebidos pelo guia Florêncio Varella, que nos levou por caminhos passando pelo povoado indígena de Tambillo, chegando a Laguna Chaxa, santuário dos Flamencos(Flamingos). Parada para aguardar a abertura, enquanto esperávamos fizemos o desayuno na van, oferecido pela Cia de turismo Corvasch, muito bom por sinal. Nos acompanhavam na van, um casal de italianos. Às 8h30min abriram a entrada da Laguna Chaxa para apreciarmos e fotografarmos. Após seguimos às lagunas Miscanti e Miniques com lindas paisagens, rodeadas pelos vulcões, imperdível. No retorno passamos pelo povoado indígena Soccaire, que significa “Lugar protegido pelo vento”, local este onde se realiza a etapa mundial de escalada, o que nos remeteu as nossas filhas e genros Vanessa e Ronaldo e Alessandra e Vinicius – fãs deste esporte e escaladores. Retornamos à tarde, descansamos no hotel e fomos jantar no restaurante Sol, no cardápio “Lomo acompanhado de ensalada” e “Merluza com purê”, destaque para o suco natural delicioso.

Dia 5/2/18, desfrutamos o desayuno do hotel, por sinal muito bom, e após Cleber foi abastecer e calibrar a moto, e eu fui ao centrinho realizar compras de souvenirs para a família, e fiquei admirada ao ver tanta gente, de várias nacionalidades circulando no povoado(japoneses, alemães, suíços, americanos, brasileiros) entre outros.No posto Cleber encontrou motociclistas Alemães de Munique, e 8 brasileiros de Sorocaba e Laranjal paulista.

No Hotel encontramos 5 motociclistas (Nilo, Sidnei, Roberto, Cláudio e Leonardo –Léo) de Goiânia, Araguari e Brasília que vieram de Mendoza, numa grande tour, com um adesivo muito interessante “tríplice canseira” com estampa das bandeiras do Brasil, Argentina e Chile. Ficamos amigos e passamos a nos acompanhar através do wahtsap. A tarde teríamos passeio ao Valle de La Luna, mas foi cancelado por causa das chuvas, e ficamos sabendo que nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro é época de chuvas por aqui.

No dia 6/2/18, teríamos o passeio aos Geiseres Del Tatio, mas pelas condições climáticas, foram substituídos pela Lagunas Cejas, Ojos Del Salar e Laguna Tebinquiche, e a tarde fizemos o Valle de La Luna, no mesmo dia.

Saímos as 8h30min da manhã em direção as lagunas, foi um passeio muito bom, lindas paisagens e direito a banho na laguna de sal, flutuando, pois a mesma tem 5 vezes mais sal que o oceano. Após almoço delicioso no restaurante “Casa Del Carmen” onde degustamos um “Salmão com batatas soutê e saladas”, nota 10! A tarde seguimos ao passeio ao Valle de La luna, também maravilhoso, sem palavras para descrever tudo que vimos.

Dia 7/2/18 iniciamos nossa rota de retorno, nos programamos para sair cedo, mas tivemos que esperar a estrada ser liberada, pelas condições climáticas, e saímos as 10 hs da manhã, rumo a Paso Jama, com muito frio e chuvisco.

Este dia foi congelante, um pouco antes de chegar a Paso Jama fiz sinal para que o Cleber parasse para colocarmos as roupas de chuva e outra luva, pois estava com muito frio, ele seguiu viagem pois estávamos a 5 km fronteira, quando chegamos minhas mãos estavam congeladas, tremendo de frio e mau humorada. Entramos na Aduana e fizemos os trâmites, para logo em seguida colocarmos mais roupas e luvas para ficarmos mais aquecidos pois tínhamos muito chão pela frente. Neste momento vimos o motociclista paulista Mauro Branco chegando a Aduana, cumprimentamos e seguimos viagem.

No restante da viagem pegamos chuva fria, temperatura de 1 grau , com sensação térmica menor ainda, fizemos uma parada no Salar de Jujuy, tomamos um café quente com empanada, e assim que passou o trecho da cordilheira, o sol reapareceu e conseguimos ir além de San Salvador de Jujuy, chegando a tarde em General Ghemes, onde paramos e descansamos para o dia seguinte.Impressionante a mudança climática que enfrentamos, frio na cordilheira e calor de quase 40º no restante do trecho até chegarmos ao nosso destino.

Dia 8/2/18 seguimos viagem pela Ruta 16, Chaco argentino, onde pegamos alguns trechos esburacados pela primeira vez, muito calor, ao meio-dia era 39º, tínhamos que parar nos postos para nos hidratar. Chegamos a Resistência para pernoitarmos, mas ao pararmos num posto para informações nos recomendaram ir até Corrientes, pois pela manhã sempre havia congestionamentos na ponte que liga as duas cidades. Então seguimos até Corrientes e pernoitamos no Hotel Plaza Corrientes, mesmo hotel da vinda.

No dia 9/2/18 estávamos com todo gás pra chegar em casa, a” Síndrome da volta pra casa” nos pegou, Cleber ajustou o GPS pensando em pegar a rota por São Borja, e seguimos viagem, quando nos demos conta, já tínhamos percorrido uns 100 km, vimos que estávamos indo por Uruguaiana, não valia a pena mais voltar, então seguimos adiante. A rodovia estava com pouco movimento e muito bem pavimentada, paisagens de planícies, retas intermináveis, estâncias e fazendas de criação de gado predominavam. Chegamos em Uruguaiana ao meio-dia, passamos a aduana, cansados e com muito calor, parada para almoço num posto com restaurante. Lá nos comunicamos pelo whatsapp com o Gaudério Mauro Haubold, amigo motociclista que nos relatou que estavam partindo as 15hs em viagem de moto para Argentina e Chile, junto com mais 4 companheiros e esposas, e que o Gau Jeferson Marchiori e Gau Bragança já estavam em Uruguaiana pois haviam saído pela manhã. Cleber combinou que nos encontraríamos pelo caminho, faríamos sinal de luz para tirarmos uma foto juntos e marcarmos esse momento.

Seguimos viagem, e ao chegarmos a Rosário do Sul, paramos num posto para aguardar os demais companheiros que estavam vindo de Santa Maria, estranhamos que ainda não haviam passado na estrada, quando já estávamos prontos para embarcar na moto, os vimos saindo do outro lado do posto. Grata surpresa, cumprimentamos os amigos e tiramos a foto combinada , desejando uma feliz viagem aos companheiros.

Retomamos nossa viagem rumo à Santa Maria, escapando da chuva, pois nuvens escuras se formavam a nossa frente. Chegamos ao Posto Padoim, e fomos recebidos pelos amigos Gaudérios do Asfalto: Renato Lopes, Mendonça e Leila, e Fernando Cunha. Breve pit stop para contarmos sobre a viagem, risadas e abraços, e combinamos uma janta para nos reunirmos e contar os detalhes da viagem.

Chegada em Santa Maria, recepcionados pelos amigos Gaudérios.

Muito bom chegar a nossa terrinha, depois de uma viagem maravilhosa, sentimento de alegria indescritível, de vencermos o desafio de percorrer 4.480 km ida e volta, até San Pedro do Atacama.

Assim termino esse relato, agradecendo a Deus por essa oportunidade única, e compartilho com os leitores a alegria e a sensação de liberdade que viajar de moto nos proporciona, isso não tem preço!

Autora do relato: Vânia Almeida (garupa); Cleber Winckler da Silva (piloto)

Motocicleta: BMW GS 1200 R Adventure

Relação de Hotéis:

• Corrientes, Argentina: Hotel Plaza Corrientes, Junin, 1549, Centro

• Termas do Rio Hondo: Hotel Alto Verde, 25 de Mayo, esquina San Lorenzo, 4220.

• Cafayatte =Hotel Boutique Portal Del Santo- Silverio Chavarria 250, 4427.

• San Salvador de Jujuy- Hotel Augustus, Belgrano 715 (054)388 423 0203.

• San Pedro do Atacama- Chile- Hotel Corvatsch –Lincabur 191, Centro.