Gauderiando pelo Rio Grande - 3ª Edição - por Oscar de Oliveira Ramos Neto

Pois se alguém tinha alguma dúvida sobre o sucesso do Gauderiando, creio que esta nossa 3ª Edição revelou que este evento veio para ficar e fazer muito sucesso.

No primeiro dia de nossa jornada, tivemos a companhia maravilhosa da chuva, que se fazia necessária nestes pagos de Santa Maria e da serra, desde muito tempo. Assim sendo, viajamos até Carazinho sob uma chuva muito gostosa que nos deixou muito tranqüilos, até porque, a velocidade imprimida pelos líderes de pelotões, estava dentro de uma média muito segura. O Lagreca na frente puxando a gurizada de motos até 250cc e eu vim mais na retaguarda (10 minutos de diferença) puxando o pelotão das motos de maior cilindrada. Não tivemos problemas de qualquer espécie. Chegamos em Julio de Castilhos por volta das 16 horas e fizemos um desfile por dentro da cidade mesmo abaixo de chuva, contando com o apoio dos habitantes que saíram para a rua para nos ver passar e acenar para nosso grupo.

Alguns companheiros que se atrasaram pelo posto, abastecendo, andaram um pouco rápido demais para nos alcançarem e chegaram à Carazinho antes da turma, mas nada que prejudicasse o brilho do evento.

Há que se comentar a direção perigosa de alguns “profissionais do volante” que na condução de veículos do tipo “Carreta”, nos ULTRAPASSARAM PELA DIREITA !!!! Pasmem os senhores, mas foi o que aconteceu no momento em que entramos na BR 285 e que tivemos que realizar aquele velho bailado para fugir dos buracos que infestam os primeiros 32 quilometros de estrada que parte do entroncamento das BR 158 e 285, no sentido Cruz Alta – Carazinho. Depois, em Marau, uma outra carreta “atropelou” nossa formação frente ao trevo para o Restaurante DE CARLI, fazendo com que algumas de nossas motos tivessem que buscar o acostamento rapidamente para evitar um acidente de enormes proporções, principalmente para nós motociclistas.

Mas isso tudo não empanou o brilho de nossa jornada.

Maravilhosamente bem recebidos em Carazinho pelo PAPAXÃO, tivemos uma noite de reis entre amigos que foram incansáveis em nos proporcionar uma bela recepção 9 com direito a chopp e salgadinhos na chegada ao hotel, da mesma forma que nos reservaram espaço para a melhor boate da cidade. Só nos resta agradecer de coração aos amigos do PAPAXÃO por mais esta festa de integração e cordialidade.

Na ponte sobre o Rio das Antas (símbolo do DAER), nos esperavam os GLADIADORES DO ASFALTO, que juntamente com o ALEXANDRE SAMPAIO, fizeram uma calorosa recepção para todos nós. Dali, seguimos em comboio para Garibaldi (entenda-se Bar do JOE), onde a festa rolou desde a chegada até altas horas da madrugada.

Fica aqui o convite dos GAUDÉRIOS DO ASFALTO para o próximo GAUDERIANDO PELO RIO GRANDE, que será realizado no início do mês de Abril de 2005. O itinerário todos já sabem de cor e as atrações, ah! Essas sim! Sempre novas e emocionantes, dignas do nosso público. Como já dissemos, o GAUDERIANDO é uma questão de TRADIÇÃO e CONTINUIDADE – todo o ano, na mesma época, pelo mesmo itinerário – o que muda é o número crescente de participantes e o carinho com que somos recebidos nas cidades onde passamos.

Ano que vem teremos recepção em Cruz Alta, se Deus quiser faremos um belo passeio pelas ruas da cidade, acompanhados dos motociclistas daquela formosa cidade. Teremos ainda a oportunidade de passear em Marau, onde fizemos bons contatos e raízes de boas amizades com o pessoal amante da motocicleta daquela cidade. Ainda tem Veranópolis e Bento Gonçalves. Também temos Barão. Salvador do Sul, Montenegro, Santa Cruz do Sul e             Candelária, cidades que passamos por dentro para retornar para Santa Maria e que pode unir-se a nós neste grande evento que é o GAUDERIANDO PELO RIO GRANDE. Ao pessoal de IJUÍ, o nosso abraço e o desejo que no ano que vem mais companheiros dos ZANGÕES, estejam conosco nesta empreitada.

Nossos mais sinceros agradecimento a todos os parceiros que prestigiaram o evento e principalmente a todos aqueles que deram seu apoio nos locais onde passamos. A todos os nossos parabéns pelo esforço empreendido e o desejo sincero de reencontrá-los no ano que vem.

Ao INEMA, nosso parceiro de tantas realizações, o nosso reconhecimento e agradecimento pelo apoio e cobertura do evento.

Ao Alexandre, além do nosso agradecimento, fica o convite para participar conosco no ano que vem desde o início da jornada aqui em Santa Maria.

Aos que não puderam participar neste ano, fica o convite para que no ano que vem, consultem o site dos GAUDÉRIOS DO ASFALTO, da AMO-RS ou do INEMA, para ficarem ao par da data para a saída do evento e já se prepararem para nos acompanhar.

De coração, agradecemos a todos que de uma forma ou de outra tornaram possível este passeio que fez a festa de tanta gente nestes poucos dias de viagem.

Nosso abraço e o reconhecimento por tudo o que fizeram pela gente.

Oscar de Oliveira Ramos NETO

Gaudério do Asfalto nº 119