Novas certificações da Iron Butt Association para os Gaudérios - por Cleberson Bastianello

Após realizarmos a prova Saddle Sore 1000, da Iron Butt Association em dezembro de 2003, já tínhamos em mente que não iríamos parar por ali. Foi então que eu e o Renato em uma viagem de trabalho, começamos a conversar mais seriamente em realizarmos o Desafio Bun Burner 1500, que consistia em percorrer 1500 milhas (aproximadamente 2415 km) em até 36 horas.

Em nossas tratativas, optamos por convidar para realizar o desafio  nosso amigo gaudério, Jefferson Marchiori, também membro da IBA por ter realizado o Saddle Sore 1000 anteriormente, e  hoje Presidente dos Gaudérios do Asfalto, que topou o convite logo de cara.

Foram então algumas reuniões de planejamento e acerto de detalhes como itinerário, horários, cálculo de velocidades, abastecimentos, entre outras para que às 07:00 hs do dia 25 de setembro de 2004, sob uma cerração “daquelas” iniciássemos  mais este desafio.

No posto de combustíveis Santa Maria, mais uma vez lá estavam familiares e alguns Gaudérios do Asfalto  nos dando aquele apoio fundamental.

Saímos de Santa Maria em direção a Montevidéu. Tocamos direto até Rosário do Sul e depois até Taquarembó, já no Uruguay. Nossa passagem pela alfândega foi rápida onde, inclusive, adquirimos alguns Pesos Uruguaios para alguma emergência, afinal abasteceríamos com cartões de crédito internacionais.

De Taquarembó, pela Ruta 5 urugaia, fomos parar para abastecer só em Durazno e depois já em Montevidéu, diminuindo as paradas e ganhando no tempo. Chegamos em Montevidéu às 16:25 hs pelo horário “deles” que tinham horário “del verano”. Isso em setembro! Vai entender... No nosso já eram 17:25 hs, ou seja: Passávamos de dez horas e meia de asfalto e nem na metade do percurso havíamos chegado. Ufa!

Abastecidas as motos, foi só contornarmos o canteiro central da avenida que dá acesso à capital uruguaia e seguirmos em frente, ou melhor, retornarmos para o Brasil pela Ruta 5 até S. do Livramento e depois Rosário, São Gabriel e Cachoeira do Sul, pela BR 290.

O destaque no retorno não poderia deixar de ser, as más condições da estrada, quando não pedagiada, e o bom humor do Jefferson que durante cada abastecimento, brindava-nos com aqueles seus comentários espirituosos. O espírito de grupo e o comprometimento entre todos nestas provas são fundamentais.

A madrugada nos encontrou ainda na BR 290, mas já na parte com pedágio, o que facilitou a pilotagem sob imenso cansaço e na escuridão da noite.

Passamos por Porto Alegre e entramos na Free Way.  Em Gravataí junto ao abastecimento no posto de combustíveis, tomamos um café reforçado e seguimos em frente. Seguimos até Osório onde entramos na Estrada do Mar. Ao amanhecer fomos refrescados por uma leve chuva que não nos atrasou  nem trouxe problema algum. Tocamos até Terra de Areia, onde fizemos o retorno em direção a Porto Alegre e Canoas onde rapidamente almoçamos enquanto as motos eram reabastecidas.

Nota-se neste tipo de prova, que o tempo das paradas para reabastecimento vai ficando naturalmente maior a cada parada, visto a necessidade de maior tempo de recuperação dos pilotos em cada parada.

De Canoas, seguimos pelas RS  287e 509, passando por Santa Cruz do Sul e chegando em Santa Maria às 15:20 hs do dia 26 de Setembro onde, no local da saída, estavam vários amigos, familiares e curiosos que foram até lá para conferir a chegada visto que os jornais locais já haviam noticiado o feito em suas edições de fim de semana.

Foram 1515 milhas (2440 Kilometros), em pouco mais de 32 horas de pilotagem. Feito já homologado pela Iron Butt Association (confira site: www.ironbutt.com). Sucesso absoluto!

A companhia dos colegas de aventura foi realmente importante. A camaradagem, a descontração e o espírito de aventura para vencermos o desafio, foram motivadores a todo instante.

Devemos agora agradecer a Deus por nos ter dado a possibilidade de realizarmos esta aventura, e por nos mostrar o melhor caminho. A todos que viajaram conosco em pensamento, torcendo para que tivéssemos êxito e retornássemos em segurança, o nosso obrigado.

Santa Maria, RS - BR, Jun 2005

Cleberson Braida Bastianello

Nome: Cleberson Braida Bastianello
Moto: GS 500 E / 2002
Profissão: Militar
Idade: 30

Nome: Jefferson da Costa Marchiori
Moto: TDM 900 / 2003
Profissão: Cir. Dentista
Idade: 45

Nome: João Renato Pereira Lopes
Moto: GSX 750 F / 2001
Profissão: Militar
Idade: 47

“Aguardem a próxima prova aventura... Sempre com maior grau de dificuldade...”